Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

EDGAR DE VASCONCELOS

( Minas Gerais – Brasil )

(1912-2003)

 

Edgard de Vasconcelos Barros (Guiricema31 de dezembro de 1912 - Belo Horizonte31 de maio de 2003) foi um professor e político brasileiro do estado de Minas Gerais.

Edgard de Vasconcelos Barros era filho do farmacêutico Sebastião de Vasconcelos Barros, e de Maria Graça de Vasconcelos, sobrinha do ex-Presidente da República Arthur Bernardes. Edgard casou-se com Irene de Vasconcelos Barros e tiveram seis filhos.

Em 1938, formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1955, obteve o título de Master of Science em Sociologia Rural na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, com a tese Differential contacts among welfare services in four Brazilian communities within a rural-urban situation. Em 1958, conquista o título de Doutor em Sociologia Rural, em concurso para professor catedrático da Universidade Federal de Viçosa, quando defende a tese "O problema da liderança". Em 1964, na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, faz o curso de especialização em Planejamento e Desenvolvimento Rural. Em 1967, atua como professor visitante da Universidade de Milwaukee, nos Estados Unidos.[1]

Lecionou, na Universidade Federal de Viçosa, as disciplinas de Sociologia Rural, Antropologia Social, Relações Humanas e Estrutura Agrária Brasileira; na Universidade Federal de Minas Gerais, ensinou Antropologia Cultural.

Exerceu diversas outras atividades relevantes, sobressaindo as seguintes: deputado estadual, da  à 7ª legislatura (1963 - 1967[2][3][4] e presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, durante oito anos; diretor técnico do Instituto Estadual de Florestas; presidente da Fundação Pandiá Calógeras; membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais; membro do Conselho Curador da Ultramig; coordenador de grupo, no Congresso Internacional de Criminologia, realizado em Londrina.

Fez pesquisas de campo sobre Quatro Comunidades Rurais, em colaboração com o professor John H. Kolb, da Universidade de Wisconsin, em 1950Problema do Incesto no Brasil, em colaboração com a Dra Ellie Greenfield, em 1952Estrutura Agrária da Zona da Mata Mineira, em colaboração com o professor Sidney Greenfield, da Universidade de Milwaukee, em 1956Quatro Comunidades no Estado do Rio de Janeiro, com o professor Archie Haller, da Universidade de Michigan, em 1962Posição da Mulher e o Processo da Socialização da Criança, na tribo dos Náibes, no deserto de Negueve, em Israel, em 1964Problema da Mobilidade Rural do Homem da Zona da Mata Mineira, com o professor John Steel, da Universidade de Wisconsin, em 1972Escola Típica Rural da Zona da Mata Mineira, em 1976Problema da Participação Social dos Camponeses nos Assentamentos de Honduras, em 1978Problema da Nutrição do Agricultor de Santa Catarina, em colaboração com Elisabeth Alves, em 1980; dentre outros.

Pertenceu às seguintes entidades: Academia Mineira de Letras (cadeira 37), Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Divinopolitana de Letras, Academia Marianense de Letras, Academia de Letras de Viçosa, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Genealógico Brasileiro, Ordem dos Advogados (Seção de Minas Gerais).

Foi congratulado com a Grande Medalha da Inconfidência (1965); Medalha de Honra ao Mérito do Município de Visconde do Rio Branco (1968); Grã-Cruz da Ordem dos Templários (1974); Medalha do Centenário de Carlos Chagas (1979); Comenda do Mérito Legislativo, Grau Especial (1986); Medalha do Lions Clube de Viçosa (1989); Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (1986); Medalha de Homenagem da 91a Subseção da OAB de Minas Gerais (1993); Medalha de Ouro Santos Dumont (1996); Professor Emérito da UFV (2001); e outras. 

 

SANTOS, Diva Ruas.  Antologia da Poesia Mineira.  Belo Horizonte: Ed. Cuatiara, 1992.            192 p.  Capa e montagem Maxs Portes. Editora: Diva Ruas Santos    - Apresentação: Alberto Barroca. 
Ex. bibl. Antonio Miranda 

 

CROMO

Cai a chuva na vidraça,
Da janela pequenina
Molha o pano de Alcobaça
Da rendilhada cortina...

Assim que cessa a neblina
E de toda chuva passa,
Surge um moleque, na esquina,
Cheio de riso e de graça...

Curva-se sobre a enxurrada
Em meio à rua molhada,
Numa atitude revel

E em breve solta contente,
Na ondulação da corrente,
Um barco azul de papel...

 

*

VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:

      

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html

 

Página publicada em agosto de 2022                                    

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar